Um blog de dicas e experiências da vida cotidiana

O que é e como funciona o Amazon Alexa

Nos últimos anos, tem sido muito falado e tem formado legiões de admiradores e detratores, porém continua sendo um objeto muito desejado e até inovador, e um dos mais falados. Estamos falando do Alexa, o assistente doméstico da Amazon que é considerado um dos dispositivos inteligentes mais interessantes - perfeito para integrar com uma casa inteligente - nos últimos anos.

Graças aos desenvolvimentos tecnológicos, o Alexa hoje tem mais desempenho do que nunca e pode realizar muitas tarefas diferentes. Em geral, como muitos outros modelos de assistentes de voz, o Alexa pode ser uma solução perfeita para poder integrar o funcionamento da automação doméstica e nos permitir dar uma pequena ajuda na gestão da vida cotidiana, para simplesmente ter alguma companhia digital.

Mas o que é exatamente o Amazon Alexa e como funciona? Vamos tentar descobrir juntos. Primeiro de tudo, o Alexa foi lançado em 2014 junto com outro dispositivo, o Amazon Echo: o Alexa só chegou ao nosso país em 2018 e, portanto, é basicamente algo muito novo. Este dispositivo de cuidado doméstico nasceu inspirado por um sistema de comunicação “espacial” de diferentes pontos de vista: o Alexa foi projetado a partir do sistema de comunicação de uma nave espacial. O conceito é que o Alexa é capaz de se relacionar com o proprietário, respondendo a estímulos vocais e interagindo através da realização de certas tarefas. Amazon Alexa

Alexa e Amazon Echo

O Alexa está disponível em vários modelos e é basicamente um dispositivo tecnológico que se baseia na inteligência artificial e se apresenta como um assistente de voz, portanto é um software que pode ser integrado em alto-falantes ou outros dispositivos inteligentes. O Alexa interage com os humanos interpretando sua língua, mas em si mesmo é um software que é integrado dentro do Echo - novamente pela Amazon - ou outros falantes, que podem então ser controlados pela voz. Capaz de responder a mensagens de voz, ele tira as respostas às nossas perguntas da web e é capaz de nos dar informações e também de realizar algumas tarefas.

Alexa trabalha através do Amazon Echo, alto-falante inteligente e alto-falante equipado com conexão WiFi e integração com Alexa que pode realizar várias funções úteis, desde calendário até mordomo virtual, atuando como uma pequena secretária doméstica que nos lembra as coisas e desempenha pequenos papéis.

Para que serve o Alexa? Aqui estão algumas informações úteis

Mas vamos à questão principal: o que exatamente o Alexa faz, o que este dispositivo pode fazer por nós? Alexa é um assistente de voz e, portanto, executa tarefas baseadas em nossas ordens, que ele pode decifrar. Por exemplo, o Alexa pode reproduzir sons, gravações e músicas, mas também projetar vídeos, e controlar outros dispositivos e serviços, como a automação doméstica. Em uma residência de automação doméstica, uma vez que o Alexa esteja conectado com outros dispositivos, será possível, por exemplo, ligar o forno simplesmente encomendando o Alexa, ou ligar a máquina de café, baixar as persianas, ajustar as luzes e o aquecimento.

Alexa também pode simplesmente responder algumas de nossas perguntas sobre o tempo, ou ler-nos o calendário para saber se temos compromissos durante o dia, pedir algumas informações gerais que Alexa lê após uma rápida pesquisa no Google. Em resumo, este assistente digital nos ajuda em nossa vida cotidiana e pode ser um pequeno presente ou um verdadeiro colaborador, como acontece quando você tem uma automação doméstica integrada com dispositivos da Amazon que lhe permite controlar diferentes partes da tecnologia da casa simplesmente usando nossa voz, confortavelmente a partir do sofá ou enquanto estamos fazendo outras tarefas.