Um blog de dicas e experiências da vida cotidiana

O que é a dieta dissociada e como funciona

Existem agora muitas dietas e regimes alimentares concebidos por profissionais que prometem perder peso em pouco tempo, sem muito esforço e sem abrir mão do sabor, mas na maioria dos casos os quilos perdidos são recuperados em um tempo muito curto. Quase sempre, de fato, nunca é bom passar da fase de restrição calórica para a fase de liberdade alimentar: nosso corpo poderia receber essa nova abundância de alimentos de forma errada e, portanto, levar a um aumento da massa gorda e, portanto, do peso. A solução é, portanto, acrescentar uma fase intermediária, a chamada fase de manutenção de peso, que garante um retorno gradual ao normal.

Entre as várias dietas na web, estávamos muito curiosos sobre aquela conhecida como a dieta dissociada. O que é isso? Sua principal característica é que não consome carboidratos e proteínas na mesma refeição e é impossível replicar a mesma refeição todos os dias. dieta dissociada É uma dieta pobre em calorias e até hoje é considerada uma das dietas mais eficazes que - como a dieta dos relógios - não só garante a perda de peso, mas também um benefício para todo o sistema gastrointestinal, reduzindo em particular o aparecimento de gastrite e colite. Isto porque os nutrientes individuais, tomados separadamente, são mais facilmente digeridos pelo estômago e mais bem assimilados pelo intestino.

Esta dieta foi desenvolvida pelo Dr. William Howard Hay no final dos anos 80 e prevê:

Mas quais são as regras básicas?

Com a dieta dissociada, os carboidratos podem ser consumidos até e incluindo o almoço, mas as proteínas devem necessariamente ser consumidas no jantar, tomando o cuidado de não misturar diferentes tipos de proteínas. O almoço e o jantar podem ser enriquecidos com legumes enquanto é fortemente desencorajado o consumo de frutas, doces e amido. As gorduras podem ser tomadas, mas limitando as quantidades e tipos: por exemplo, pode-se temperar os vegetais com algumas colheres de chá de azeite de oliva extra virgem, mas não espalhar a manteiga sobre as roscas pela manhã.

Em qualquer caso, existem melhores combinações de alimentos - aquelas que garantem a dieta mais eficaz - combinações toleráveis e combinações a evitar. Recomendamos certamente tomar chás de ervas ou xícaras de chá verde sem açúcar, que também se destinam a amortecer o apetite entre as refeições.

Tudo o que resta é baixar alguns exemplos de um menu semanal a seguir e consultar seu médico de família antes de iniciar este caminho dietético para obter mais conselhos e dicas a seguir.