Um blog de dicas e experiências da vida cotidiana

Geladeira, qual escolher

A geladeira é, sem dúvida, um aparelho vital em nossa sociedade, o mais importante na cozinha. Se você estiver diante da escolha de comprar uma geladeira, é bom considerar algumas características, incluindo economia de energia, uma boa divisão de compartimentos para ter o máximo de espaço, ruído e muitas outras.

Entre os aspectos a serem verificados está sem dúvida a capacidade: esta varia de geladeira para geladeira e, dependendo de nossas necessidades e de quantas pessoas irão utilizá-la, você precisa se orientar em uma geladeira mais ou menos grande. É preciso ter em mente que para uma pessoa um volume de 100/150 litros é suficiente, para duas ou quatro pessoas, porém, de 220 a 280 litros. Outras características a serem avaliadas são o termostato, o ruído, o no-frost (isto é, evita a formação de gelo), ou mesmo o acelerador de frio.

Todas estas características podem ser encontradas em vários modelos. Abaixo mostramos os mais importantes do mercado para que você possa avaliá-los de acordo com o que está procurando.

A geladeira freezer de duas portas, assim chamada pelos dois compartimentos de tamanho discreto que abrigam um freezer e o outro a geladeira. Este último lado é o predominante e inclui as gavetas para frutas e legumes, os compartimentos para ovos e garrafas e, nos modelos mais tecnológicos, também os compartimentos para armazenagem de frutas e legumes. Outra inovação deste modelo particular é a possibilidade de utilizar apenas uma parte do refrigerador a fim de obter considerável economia de energia.

A geladeira combinada está entre os modelos mais populares e inclui a geladeira na parte superior e o freezer na parte inferior (ou o inverso). Normalmente, esta última é dividida em gavetas que são ideais para dividir os alimentos congelados da melhor maneira. Suas dimensões não são exageradas e isto não permite a conservação de alimentos muito volumosos, porém, quase todos eles estão equipados com o sistema no-frost, sensores especiais ou alarmes e o acelerador de frio. geladeira americana A geladeira americana, ou seja, aquela com grandes dimensões que normalmente estão no mercado, você pode encontrar dois tipos diferentes: as que estão lado a lado e aquelas com quatro portas também chamadas de Porta Francesa. Os primeiros têm uma capacidade de mais de 400 litros e são bastante volumosos na cozinha. Eles são compostos de duas portas, uma para o freezer e outra para a geladeira e têm compartimentos diferentes para uma conservação correta e funcional dos alimentos. O outro modelo, o de quatro portas, oferece uma distribuição mais tradicional do espaço com a geladeira na parte superior e o freezer na parte inferior. A maioria desses modelos americanos apresenta tecnologia Door-in-Door, ou seja, a presença de um compartimento localizado fora das portas de onde as bebidas podem ser acessadas.

O refrigerador embutido é o mais utilizado em cozinhas combinadas, pois é colocado dentro do armário da cozinha. Seu volume é padrão e possui todas as várias gavetas e compartimentos para melhor conservar os alimentos. Normalmente eles têm a área do freezer na parte inferior, e o refrigerador na parte superior; sua parte externa não tem acabamento estético particular, pois foi projetada para ser encastrada nos armários da cozinha. Caso você tenha este tipo de refrigerador e talvez deva substituí-lo por um idêntico, preste atenção às dimensões do gabinete e às do refrigerador.