Um blog de dicas e experiências da vida cotidiana

Trechos lendários dos oceanos perigosos para a navegação

Todos conhecem o Triângulo das Bermudas e sua triste reputação de engolir navios e aviões no ar, mas este não é o único trecho de mar a ser temido pelos marinheiros de todos os tempos e lugares. Existem pelo menos quatro outras rotas igualmente assustadoras e misteriosas no mundo: Cabo Horn, Passagem Noroeste, Cabo da Boa Esperança e Cabo Leeuwin, rotas fascinantes onde os oceanos se encontram e que durante séculos inspiraram as proezas de exploradores corajosos.

Triângulo das Bermudas

O Triângulo das Bermudas é um trecho de mar no Oceano Atlântico Norte, assim chamado devido à sua forma triangular, cujos vértices são formados por: o Arquipélago das Bermudas (no Norte), Porto Rico (no Sul) e Flórida (no Oeste). Durante anos acreditou-se que fenômenos paranormais responsáveis pelo desaparecimento de navios e aviões ocorreram dentro dele, enquanto, na realidade, os acidentes que ocorreram ao longo dos anos neste trecho do oceano seriam devidos à formação de vórtices e correntes de ar violentas, ou, pelo menos esta é a última hipótese formulada por dois pesquisadores americanos. Triângulo das Bermudas

Cabo Horn

O sonho proibido dos marinheiros e entusiastas da vela de todo o mundo é a “conquista” do Cabo Horn, considerado o Everest da vela, tanto que em 400 anos estima-se que não mais de 2500 marinheiros tenham conseguido realizar a proeza. O Cabo Horn é o ponto mais meridional e lendário do continente americano e é constantemente atravessado por tempestades violentas, com a temperatura da água nunca ultrapassando zero graus e quedas repentinas na profundidade do mar.

Passagem do Noroeste

Outro trecho lendário do mar é o mítico e assustador Passagem do Noroeste, um trecho de 5000 milhas de mar que liga o Oceano Atlântico ao Pacífico, atravessando o arquipélago das ilhas canadenses, dentro do Oceano Ártico. Este trecho de mar tem sido considerado impossível de atravessar devido à presença maciça de geleiras, mas nos últimos anos a situação está mudando: o derretimento do Ártico está facilitando a travessia. Os cientistas prevêem que até 2025 a travessia pode se tornar segura para todas as rotas comerciais.

Cabo da Boa Esperança

No extremo sul do continente africano, onde as águas do Oceano Atlântico se encontram com as do Oceano Índico, existe o Cabo da Boa Esperança, um trecho de mar batizado pela primeira vez por Bartolomeo Diaz em 1487. Há inúmeros naufrágios documentados neste trecho de mar, tanto de barcos de recreio como de navios comerciais. Certamente você está familiarizado com a lenda do Holandês Voador, que jurou navegar eternamente a fim de contornar o Cabo, mas afundou antes de passar o promontório. Cabo da Boa Esperança

Cabo Leeuwin

O quinto e último trecho do mar, um pesadelo para marinheiros e navegadores, é o Cabo Leeuwin, localizado ao sul do continente australiano, onde o Oceano Índico e o Oceano Ártico se encontram. É difícil esquecer a sugestiva imagem do promontório com o farol, cuja aparente calma e serenidade contrasta com a inquietação dos ventos e correntes marítimas que fazem deste trecho de mar um dos mais perigosos do mundo.

O oceano, às vezes, pode ser um lugar verdadeiramente aterrador, não adequado para os fracos de coração. Certamente, é essencial velejar ali com um barco estável e robusto, capaz de enfrentar o mar em qualquer condição.