Um blog de dicas e experiências da vida cotidiana

10 dicas para uma geladeira sempre organizada e limpa

Nossa casa agora é invadida por aparelhos grandes e pequenos de todos os tipos, mas o que certamente não podemos dispensar é a geladeira. Independentemente da marca e das características, há algumas regras que você pode facilmente seguir para aproveitar ao máximo: aqui estão 10 dicas de como organizá-la e limpá-la da maneira mais correta!

5 dicas básicas sobre a organização correta da geladeira

Antes de proceder com a organização real da geladeira, é bom lembrar como a temperatura dentro de uma geladeira é distribuída. Seja qual for o tipo de geladeira que você tenha, na verdade, a geladeira sempre tem partes onde a temperatura é mantida mais baixa. A parte mais baixa da geladeira é a mais fria, enquanto a parte mais alta é a menos fria: é precisamente por isso que você vai armazenar um alimento em uma prateleira baixa, média ou alta da geladeira.

O que colocar em cima: nesta prateleira vão os doces, leite, manteiga, iogurte e creme de leite. O que colocar nas prateleiras médias: aqui você pode armazenar alimentos já cozidos, que precisam de uma temperatura estável que não seja muito baixa ou muito alta para que possam ser armazenados adequadamente. As carnes fatiadas e os molhos também devem ser armazenados a esta altura.

O que colocar no fundo: a prateleira inferior é uma das partes mais frias da geladeira e é aqui que você pode armazenar com segurança alimentos crus, como carne e peixe.

O que colocar nas gavetas: sob a prateleira inferior, as geladeiras geralmente têm uma ou duas gavetas. Aqui é onde você pode armazenar frutas e vegetais, somente depois de limpá-los e lavá-los completamente, para evitar sujar a geladeira e contaminar todos os outros alimentos.

O que colocar no freezer: aqui obviamente vão todos os alimentos que você compra no balcão do freezer ou alimentos que você não pode consumir em um curto espaço de tempo e que você quer manter por mais tempo. Mas cuidado para não exagerar, isso não significa que eles não tenham uma data de validade! Esta distribuição, embora pequena, também deve ser respeitada no caso de refrigeradores portáteis ou das mini-geladeiras. Geladeira bem oganizada Lembre-se: uma vez que você tenha descoberto como organizar sua comida, consiga produtos e acessórios para economizar espaço dentro da geladeira e mantê-la arrumada. Os rótulos para indicar o conteúdo e a data de validade também são essenciais.

Tenha cuidado: há alguns alimentos que não devem ser armazenados na geladeira, pois tendem a estragar ou perder seu aroma. Estes alimentos são: tomate, cebola, batata, alho, banana, mel e café.

5 dicas úteis de limpeza

Manter a geladeira arrumada é fundamental porque também nos permite mantê-la mais limpa e, consequentemente, fazer menos esforço quando é hora de se dedicar à sua limpeza. A geladeira deve ser limpa regularmente, pelo menos duas vezes ao mês.

Detergente higienizante “faça você mesmo”: use uma solução de água morna e bicarbonato ou água e vinagre. Desta forma, você desengraxará e higienizará o refrigerador perfeitamente sem utilizar produtos químicos. Eliminar os odores com vinagre: basta usar uma esponja embebida em vinagre para remover qualquer odor desagradável que se tenha formado dentro da geladeira.

Preste sempre atenção às guarnições: elas são a parte mais insidiosa, onde a sujeira e os germes se acumulam. Certifique-se sempre de limpá-los corretamente usando uma escova de dentes que você só usará para este fim. Descongele a geladeira se necessário: se você notar que a geada se acumulou nas paredes da geladeira, aja imediatamente. Esvazie-a completamente, desligue a geladeira e passe uma peça embebida em água morna para remover a geada. Se houver muita geada, pode ser útil ter uma bacia para coletar a água. O excesso de geada danifica a geladeira e aumenta seu consumo.

Não esqueça a grelha externa: pode ser um pouco cansativa, mas de vez em quando é bom limpar a grelha externa atrás da geladeira (mesmo que nem todas as geladeiras tenham uma, depende do modelo. O conselho é remover o excesso de poeira e depois usar um pano úmido. Geladeira limpa

3 dicas extras

Primeira dica extra: nunca coloque comida quente na geladeira! Nunca ceda à tentação de colocar algo quente na geladeira porque pode ser necessário resfriá-lo mais rapidamente. Esta mudança pode lhe custar caro. Em primeiro lugar, porque isso colocaria a geladeira sob estresse, forçando-a a aumentar o consumo para manter a temperatura definida. Em segundo lugar, ao aumentar a temperatura, você arruinaria os alimentos dentro da geladeira, mesmo com o risco de desenvolver germes e bactérias na presença de umidade. Portanto, espere sempre até que o alimento atinja a temperatura ambiente antes de introduzi-lo em sua geladeira.

Segunda dica extra: defina a temperatura corretamente! A temperatura ideal a ser ajustada é normalmente de 3-4°C. Os refrigeradores modernos permitem que a temperatura flutue entre 1 e 8°C. Para encontrar a temperatura correta, considere a temperatura externa (se estiver muito quente, é melhor ficar na faixa de 2-3°C) e a frequência com que você abre e fecha o refrigerador (se fizer isso com frequência), defina uma temperatura mais baixa para não aumentar muito a temperatura dentro do refrigerador).

Terceira dica extra: evite encher demais a geladeira! Um erro mais comum do que você pensa é sobrecarregar a geladeira e enchê-la mais do que você deveria. Desta forma você pode comprometer a conservação dos alimentos porque o ar realmente torna difícil passar e refrigerar bem todos os alimentos. Se você perceber que precisa de uma geladeira maior, descubra qual geladeira escolher para suas necessidades.