Um blog de dicas e experiências da vida cotidiana

O que faz um consultor de SEO? Quanto custa?

Quem é o consultor de SEO. Qual empresa ou freelancer ainda não tem um website, mas quantos deles estão otimizados para mecanismos de busca?

Quantas agências web existem no mundo que colocam um website on-line em uma semana, mas não entendem nada sobre SEO?

Um consultor de SEO é, portanto, aquele que sabe projetar uma boa estratégia para se posicionar bem nos motores de busca para aquelas palavras-chave relacionadas ao seu negócio que os usuários estão procurando. O consultor SEO faz uma análise completa do seu site, analisa o mercado de referência, seus concorrentes, tenta entender quais são suas peculiaridades para destacar melhor, e em vista de tudo isso otimiza o site em questão. A fim de entender melhor quem é um consultor de SEO e o que ele ou ela faz, assumimos que hoje não é suficiente ter um site bonito e bem cuidado.

Se você não estiver na primeira página do Google (ou no máximo na segunda página) é inútil, você não terá visitas e conversões, e os clientes potenciais, que podem encontrar em seu site o que precisam, nunca o conhecerão. Se você não tem conhecimento, habilidades ou tempo para levar SEO a sério para seu site, então você terá que contar com um especialista de SEO que possa analisar o site, encontrar problemas e deficiências, e aplicar as estratégias corretas.

SEO, o que isso significa?

Vamos tentar entender melhor o que significa fazer SEO. SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, otimização para mecanismos de busca, e até agora fizemos uma tradução literal simples.

A otimização em si inclui muitas áreas do site, tanto dentro como fora dele, inclusive:

Um consultor de SEO pode ajudá-lo a obter mais tráfego para seu site, melhorar sua reputação on-line, pode ajudá-lo a vender mais, que é o objetivo final. SEO

Quanto custa um consultor de SEO?

Não há preços fixos para um consultor de SEO, depende sempre do projeto que você está enfrentando. É um pouco como perguntar quanto custa um encanador, depende sempre do contexto e do trabalho a ser feito, ou não?

Se os custos podem variar dependendo do projeto, vamos ver alguns exemplos:

Você entenderá que existe uma grande diferença entre estes diferentes tipos de websites, e, portanto, também os custos para fazer SEO variam porque diferente é a complexidade do mercado no qual eles operam e o trabalho necessário para fazer.

Em princípio, uma consultoria SEO pode ter um custo que pode variar de 2-3000 reais para uma consultoria básica até vários milhares de reais para uma consultoria anual, incluindo também a construção de links.

Um dos principais fatores que afetam o posicionamento de um website é a popularidade dos links, ou seja, o número e a qualidade dos links recebidos.

Um link vindo de uma indústria ou site autoritário (há muitos parâmetros para defini-lo como tal) é útil para isso, e planejar uma campanha de construção de links não é tão simples assim.

Segundo o Google, você deve receber links de uma forma natural, mas ninguém recebe, por isso existe a construção de links, ou seja, encontrar sites dispostos a inserir um artigo com um link para seu site.

Um especialista em SEO poderia lhe dizer que a semântica é a chave para tudo, eu lhe digo que a semântica conquistará a web… com a construção de links.

Em resumo, o conteúdo é útil, mas se todos têm um bom conteúdo, a diferença é feita por outros fatores.

Expectativas, setor, orçamento

Outro fator importante que afeta o custo de uma consultoria SEO é sua expectativa, quanto tempo você quer gastar com o projeto e quanta paciência você tem, porque fazer SEO também significa esperar, às vezes 6 meses, às vezes um ano, antes de ver os primeiros resultados.

Antes de mencionar também o setor de referência, porque se você é uma empresa de software que promove uma gestão é uma coisa, se você vende produtos orgânicos é outra, se você compete com Zara ou outras empresas de ponta para vender roupas, boa sorte.

Vamos equilibrar o orçamento agora, ponto doloroso quando você pede uma consultoria de SEO. Digo dolorido porque infelizmente acontece com frequência que, ao ver um orçamento, alguém foge, ou pior, diz de uma forma enojada “todo esse dinheiro?

Sejamos realistas, fazer SEO tem seus custos fixos, custa muito tempo e energia, tanto para fazer uma Auditoria de SEO bem feita com um relatório final detalhado (até mesmo 50-60 páginas) como para a gestão diária. Um consultor de SEO para fazer seu trabalho também precisa de suas ferramentas, e no seu caso são softwares profissionais que no final do ano têm um custo que também pode ser da ordem de milhares de reais. Depois há a questão da construção de links, onde “encontrar” os sites certos há uma perda de tempo e dinheiro, e estas são despesas vivas, não bananas. Todo projeto merece ter todos os recursos possíveis para emergir, mas se não há orçamento para estes recursos, então é um projeto que nasce coxo.

Para fazer SEO é preciso ter conteúdo, e este conteúdo deve ser escrito e publicado, é preciso alimentar o blog com continuidade e com artigos de qualidade, fazer pesquisa de palavras-chave, monitorar as chaves colocadas, observar os concorrentes, analisar continuamente as questões críticas e o desempenho do website. Isto custa tempo, e tempo é dinheiro.

Voltando ao exemplo do encanador, quanto lhe custa duas horas para trocar uma torneira? se você só precisa de 300 reais, você tem sorte.

Da mesma forma que você tem que pagar a todos os profissionais, também porque, coloque na cabeça, você não paga apenas a intervenção, o artigo escrito, o link encontrado, mas paga pelo seu profissionalismo, os anos passados estudando e evoluindo, caso contrário você nem precisava dele e chamou seu primo, aquele que sabe fazer tudo.

Então, quando você se pergunta quanto custa fazer SEO, faça a si mesmo todas estas perguntas primeiro, enquanto que se você não tiver paciência e quiser ser “o primeiro no Google” amanhã, então pague bom dinheiro e faça anúncios no Google, e não aborreça um consultor de SEO.