Um blog de dicas e experiências da vida cotidiana

Qual é o significado das bandeiras do mundo?

Imagens e cores de todas as bandeiras dos países do mundo não são o resultado de escolhas aleatórias, mas sim uma expressão da cultura e tradições das nações que elas representam. Portanto, é interessante decodificar sua simbologia, nem sempre unívoca, a fim de obter informações importantes sobre a história dos povos e dos governos.

As bandeiras dos principais estados europeus

Todos conhecemos os gráficos das bandeiras dos principais países, mas quantos de nós são capazes de estabelecer suas origens e simbologia? Examinemos, portanto, as bandeiras dos principais estados europeus. Longe das fantasias dos poetas, que nas cores da bandeira italiana viram o verde de seus campos, o branco de sua neve e o vermelho do sangue derramado por ela, a bandeira italiana tem raízes históricas que remontam à última década do século 18 e à bandeira da Revolução Francesa. Daqui a bandeira italiana tomou emprestado, com a variação do verde ao invés do azul, a tripla coloração, que é emblemática dos três princípios da revolução: liberté, égalité e fraternité. Um significado talvez menos evocativo do que o primeiro, mas ligado à passagem entre duas épocas, que lançou as bases para o nascimento das democracias modernas.

A bandeira do Reino Unido, também conhecida como “Union Jack”, ostenta os símbolos de três dos quatro países que a compõem: a cruz inglesa de São Jorge e as duas cruzes oblíquas da Irlanda do Norte e da Escócia, vermelha sobre o branco as duas primeiras e branca sobre o azul a terceira. As cores preta, vermelha e amarela das faixas da bandeira alemã lembram, segundo a teoria mais acreditada, as dos uniformes dos jovens universitários que lutaram contra a invasão napoleônica no início do século XIX. Bandeiras

As bandeiras mais interessantes de países não europeus

Entre as bandeiras mais significativas de países não europeus estão as da Rússia, China, Japão, Egito, Malásia e EUA. A bandeira russa, composta de três faixas paralelas respectivamente branco, azul e vermelho, lembra as cores das etnias eslavas e as roupas das populações locais, que também são representativas das três principais qualidades de ousadia, retidão e nobreza. Foi içada pela primeira vez no início do século XXVIII sobre a disposição de Pedro o Grande que, ao que parece, se inspirou na bandeira holandesa e a transformou no símbolo da marinha russa. Substituída na era da revolução bolchevique, ela foi reintroduzida como bandeira nacional somente após o desmembramento da União Soviética.

A bandeira chinesa, com suas cinco estrelas sobre fundo vermelho simbolizando a doutrina comunista, é suscetível a exegese que varia da representação das classes à dos grupos raciais. Não há dúvida, entretanto, que o círculo roxo colocado no centro da bandeira branca japonesa por quase um milênio representa o sol, do qual se acreditava que os imperadores descendessem.

A tricolor egípcia, que é vermelha, branca e preta, simboliza a expansão do deserto, os antigos faraós e as terras irrigadas pelo Nilo, mas também a revolução e os tempos antes e depois dela. As catorze faixas vermelhas e brancas da bandeira malaia finalmente indicam, como as cinquenta estrelas da bandeira dos Estados Unidos, os estados federados. A estrela e a meia-lua são então o símbolo do islamismo e são comuns às bandeiras de muitos países muçulmanos, incluindo a Turquia. Bandeira do Brasil

Bandeira brasileira: significado, história e curiosidade

Qual é o significado da bandeira brasileira? Antes de responder, começo com uma curiosidade, uma peculiaridade que muitos não conhecem. Na bandeira brasileira está representado, por assim dizer, um verdadeiro mapa do céu. Mas não um céu qualquer, o do dia da Proclamação da República do Brasil. A atual bandeira nacional foi adotada pelo Decreto Nº 4, de 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República (15 de novembro de 1889). Foi criada por Raimundo Teixeira Mendes (positivista), Miguel Lemos (diretor do Apostolado Positivista do Brasil), Manuel Pereira Reis (astrônomo) e Decio Vilares (pintor).

A bandeira do Brasil é formada por um retângulo verde, que está dentro de um diamante amarelo, cujo centro é um círculo azul com 27 estrelas brancas e uma faixa branca, que contém a frase: “Ordem e Progresso”. Cada elemento da bandeira tem um significado: Verde: simboliza a riqueza das florestas brasileiras; Amarelo: representa a riqueza mineral do solo; Azul: o céu; Branco: a paz; As estrelas brancas, representam cada estado brasileiro e o Distrito Federal. A frase “Ordem e Progresso”: foi influenciada por Auguste Comte, filósofo francês, fundador do positivismo.

As 27 estrelas, pertencentes a 9 constelações, representam os estados da federação. Entre elas, as mais importantes são a estrela Sirius, na constelação do Cão Maior, e a estrela Virgem e depois o Cruzeiro do Sul. E só porque são verdadeiras estrelas, não têm todas a mesma dimensão para representar sua real magnitude. E aqui estão as estrelas e constelações presentes na bandeira do Brasil